terça-feira, 19 de julho de 2016

O que é melhor para as janelas da minha casa: cortina ou persiana?

As cortinas e persianas, mais do que simples artigos decorativos que embelezam os ambientes, são elementos funcionais que dão mais privacidade e ajudam a controlar a entrada de luz e de ventilação nos espaços. E embora ambas as opções desempenhem papéis similares, para escolher o modelo mais adequado é preciso saber qual é o mais indicado para os cômodos da sua casa. Que tal então aprender a diferenciar suas alternativas? Pois continue lendo o nosso artigo e descubra quais são os pontos positivos e negativos de cada uma delas:

Fugindo da padronização

Antes de mais nada, vale ressaltar que não é necessariamente preciso escolher ou cortinas ou persianas para colocar nas janelas da sua casa. O ideal é utilizar cada opção de acordo com as necessidades de cada ambiente. Por isso, não tenha medo de misturar os dois modelos, o que definitivamente não compromete a estética da residência.

Pesando prós e contras

As persianas possuem um ótimo custo-benefício, são práticas, fáceis de limpar e acumulam menos poeira, logo, são recomendadas a quem não tem muito tempo para dispensar com a faxina, além de alérgicos e pessoas com problemas respiratórios. Um de seus pontos negativos é o barulho que normalmente fazem com o ventinho da janela aberta.
Já as cortinas são ótimas esteticamente, podem ser encontradas em diferentes tecidos e modelos, são versáteis e deixam o ambiente com um toque de classe a mais. Em contrapartida, elas acumulam pó, são mais difíceis de limpar e, portanto, são contraindicadas para os alérgicos de plantão.

Avaliando os ambientes

Sala de estar

Na sala de estar, é recomendável que se use cortinas de tecido claro e fluido para favorecer a entrada de iluminação natural. Assim, opte por cortinas de cambraia, microfibra, crepe, musselina, voal ou mesmo seda. Caso prefira arriscar com as persianas, aposte nos modelos de madeira para criar um efeito decorativo mais sofisticado.

Quarto

Na hora de escolher cortinas para os dormitórios, dê preferência aos tecidos com tecnologia do tipo blecaute, que proporcionam um ambiente mais aconchegante e, por deixarem o espaço mais escuro, acabam favorecendo boas noites de sono.

Sala de estudo

Os escritórios em casa e as salas de estudo podem ter um ar mais sério, certo? E para dar esse tom ao ambiente, considere recorrer a persianas, cortinas romanas ou cortinas do modelo rolô.

Varanda fechada

Nas varandas, invista em uma cortina rolô de tela solar, material que reduz a incidência da luz direta e garante mais conforto térmico e privacidade durante o dia.

Home theater

Em ambientes projetados para se assistir a filmes, escolha cortinas de tecidos mais escuros e pesados, a fim de conseguir controlar direitinho a luminosidade que entra. Boas pedidas são o veludo, a sarja e o linho, por exemplo.

Acertando na cor

Independentemente de escolher cortinas ou persianas, é preciso ter bom senso e critérios para definir a cor desses elementos. Assim, tome um cuidado maior com estampas chamativas, pois o resultado visual pode ficar over com o passar do tempo. Além disso, prefira tons neutros, como o branco e o bege. Já no inverno, cores como cinza, marrom e preto são bem-vindas, mas não se esqueça de que as persianas e cortinas devem combinar com a proposta decorativa da casa e com os demais detalhes do ambiente, ok? No mais, confie no seu bom gosto e faça suas escolhas!
Viu como você não precisa necessariamente optar por cortinas ou persianas? Dá muito bem para usar as duas opções na sua casa, desde que saiba escolher escolher direitinho o ambiente em que cada uma será colocada. Já conseguiu imaginar o que vai onde? Comente aqui e nos conte sobre seus planos! Compartilhe suas pretensões conosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário